Instruções do Exame

Fator Reumatóide Quantitativo

Instruções para paciente

O fator reumatóide (FR) é um auto-anticorpo, em geral da classe IgM, dirigido contra o fragmento Fc da IgG. Sua pesquisa e dosagem têm utilidade no diagnóstico da artrite reumatóide (AR), uma vez que ele está presente em aproximadamente 80% dos adultos portadores de AR, embora seja encontrado em apenas 20% dos indivíduos com AR juvenil.
Convém lembrar que o FR não é específico para AR, sendo detectado também em outras doenças reumáticas auto-imunes, incluíndo lúpus eritematoso sistêmico, esclerose sistêmica, síndrome de Sjögren, polimiosite, dermatomiosite e síndromes de superposição. Da mesma forma, em algumas moléstias infecciosas (mononucleose infecciosa, sífilis, tuberculose, hepatite viral e endocardite bacteriana), em entidades caracterizadas por processo inflamatório crônico (hanseníase, leishmaniose, sarcoidose e malária) e em pessoas que apresentam gamopatias monoclonais, o FR igualmente pode ser detectado em concentrações variáveis.
Os níveis mais altos de FR são usualmente encontrados na AR, síndrome de Sjögren e em algumas formas de crioglobulinemia. Reações positivas ainda podem ocorrer em 5% dos indivíduos normais, principalmente nos idosos.